[RES_APO 2 e 3]

[RES_APO 2 e 3] RESILIÊNCIA E ADAPTABILIDADE EM CONJUNTOS HABITACIONAIS SOCIAIS ATRAVÉS DA COPRODUÇÃO

[Institutos] Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) – Universidade Federal de Uberlândia; Sheffield School of Architecture – University of Sheffield (TUoS), UK.
[Período] 2017 a 2020
[Financiamentos] FAPEMIG DEMANDA GERAL (001/2017)
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU-MG/ATHIS Nº 02/2019 – 03/07/2019 a 06/04/2020
[Resumo] A presente pesquisa utiliza técnicas de Coprodução para implementar e potencializar a resiliência e a adaptabilidade em conjuntos habitacionais de interesse social (CHIS). A pesquisa-ação teM como foco a capacidade de adaptação, transformação e resiliência do ambiente construído no atendimento às necessidades de seus moradores e o impacto ambiental decorrente dessas transformações em curso. As técnicas desenvolvidas, são aplicadas em um estudo de caso na cidade de Uberlândia – Brasil. Trata-se de um empreendimento do Programa Governamental “Minha Casa Minha Vida” localizado no setor oeste da cidade intitulado “Shopping Park”. O trabalho dá continuidade a uma pesquisa já realizada durante o ano de 2016 por duas instituições: o [MORA] pesquisa em habitação da FAUeD/UFU e [People, Environment and Performance] da SSoA da Universidade de Sheffield – TUoS) financiadas pelo Santander Research Mobility Awards (janeiro de 2016 – £4.000). Considerada a primeira fase do trabalho, essa pesquisa desenvolveu procedimentos metodológicos de avaliação pós-ocupação (APO) e Coprodução em conjuntos habitacionais de interesse social (CHIS) enfocando sua adaptabilidade e resiliência. Para verificação, os procedimentos metodológicos desenvolvidos, também foram aplicados no mesmo estudo de caso na cidade de Uberlândia, Brasil, intitulado “Shopping Park”. A pesquisa como um todo será composta por três etapas, todas como objeto principal de estudo o bairro “Shopping Park”: (i) Etapa 1 – Levantamento geral da área com pesquisa de avaliação pós-ocupação (APO), análise de desempenho e início da atividades de Coprodução (2016); (ii) Etapa 2 – Coprodução enfocando a unidade habitacional de uma quadra em específico na área de estudo (2017-2018); (iii) Etapa 3 – Continuidade da Coprodução enfocando a unidade habitacional de uma quadra em específico na área de estudo (2019-2020). O presente projeto de pesquisa trata das etapas 2 e 3. Nessa parceria pretende-se o compartilhamento de conhecimentos nas áreas de APO, Coprodução, Adaptabilidade e Resiliência, a fim de desenvolver uma compreensão internacional sobre as soluções localizadas.

Essa pesquisa fornece as bases para a parceria entre as duas instituições e promove a excelência da investigação e know-how através da troca de conhecimento entre dois grupos de APO e Coprodução na Inglaterra e no Brasil, incluindo metodologias inovadoras na prospecção de aspectos culturais, ambientais, técnicos e funcionais do ambiente construído. Em particular, aborda aspectos interdisciplinares através de uma combinação de arquitetura, ciências sociais e métodos de engenharia. Objetiva-se, com os resultados dessa pesquisa, a disponibilidade de informações sobre o estudo de caso, identificando aspectos a serem melhorados em novos projetos ofertados pelo governo no intuito de ampliar a capacidade de adaptabilidade e resiliência do ambiente construído em questão. Essa experiência pode promover uma diferença real e prática aos residentes no Brasil e proteger o futuro, fornecendo orientações detalhadas para o projeto de habitação mais adaptável e resiliente em um contexto local, comprovado através de um estudo de APO e Coprodução. A compreensão dos diferentes desafios em ambos os países podem ainda ajudar a expandir o campo de conhecimento para alunos de graduação e pós-graduação de cada instituição, através de trocas digitais, bem como fornecer novas ferramentas e técnicas para os gestores de habitação para auxiliar a tomada de decisão.

[Palavras-chave] resiliência; habitação de interesse social; avaliação pós-ocupação; coprodução; sustentabilidade; modos de morar.

[Docentes]
Coordenador nacional: Profª Drª Simone Barbosa Villa– PPGAU-FAUeD-UFU
Prof. Dr. Fernando Garrefa– PPGAU-FAUeD-UFU
Prof. Drª Elza Cristina Santos – FAUeD-UFU (2017-2018)
Prof. Drª Giovanna Teixeira Damis Vital – FAUeD-UFU (2017-2018)

[Técnicos Administrativos]
Arq. Aline Ribeiro Souza – FAUeD – Técnico administrativo, Laboratório de Conforto Ambiental e Conservação de Energia.
Arq. Adoniran Tristão – FAUeD – Laboratório de Projetos de Arquitetura Urbanismo e Design.
Arq. Rossana Batista Ferreira Lima – FAUeD – Laboratório de Projetos de Arquitetura Urbanismo e Design.

[Discentes]
Arq. Karen Carrer Ruman de Bortoli – Mestre PPGAU-FAUeD
Arq. Juliana Silva Arantes – Mestre PPGAU-FAUeD
Arq. Paula Barcelos Vasconcelos – Mestre PPGAU-FAUeD/UFU
Arq. Luis Fellipe Dias Souza – mestrando PPGAU-FAUeD 
Vanessa Araújo Campelo – Graduanda FAUeD/UFU
Andressa Bachur Lima – Graduanda FAUeD/UFU
Marina Almeida Borges – Graduanda FAUeD/UFU
Amália Souza Engel – Graduanda FAUeD/UFU
Maria Luiza e Silva – Graduanda FAUeD/UFU
Giovanna Rodrigues Messias – Graduanda FAUeD/UFU
Ana Carolina de Oliveira Stefani- Graduanda FAUeD-UFU
Rafaela Rezende de Deus – Graduanda FAUeD-UFU
Íngrid Mendes Segura – Graduanda FAUeD-UFU
Julia Zanetti – Graduanda FAUeD-UFU
Taísa Facciolo da Mota – Graduanda FAUeD-UFU
Victória Funari Poliselli – Graduanda FAUeD-UFU
Carolina Kelly Souza Acerbi – Graduanda FAUeD-UFU
Luana Ferreira Vasconcelos – Graduanda FAUeD-UFU
Isabelle Brito de Santana – Graduanda FAUeD-UFU
Alice Cruz dos Santos – Graduanda FAUeD-UFU

[Outros parceiros]
Arq. Msc. Leila Maria Pezzato