[INOVAÇÃO TECNOLÓGICA]

[Tecnology Innovation]


O grupo [MORA] tem dedicado boa parte de suas pesquisas e atividades acadêmicas pautadas na inovação tecnológica através do desenvolvimento de instrumentos tecnologicamente avançados de avaliação pós-ocupação do ambiente construído. Em parceria com a Faculdade de Computação (FACOM/UFU), investe em pesquisas para a construção de ferramentas mais avançadas e mais eficientes de APO, notadamente para habitações. Tal atuação resultou, nos últimos anos, em vários projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento brasileiros como CNPq, FAPEMIG e IPEA (ver projetos de pesquisa). Tais pesquisas objetivaram o desenvolvimento de um sistema computacional para a construção e o gerenciamento de APOs (Sistema APO Digital) e a aplicação das mesmas utilizando-se interfaces gráficas confeccionadas para uso em dispositivos móveis. 


[SISTEMA APO DIGITAL]

Acesse nosso site: https://apodigital.wixsite.com/pesquisa

O Sistema APO Digital foi projetado para propiciar a construção de questionários com perguntas relativas às características socioeconômicas do morador, aspectos gerais da habitação, aspectos ambientais, entre outros. O intuito inicial foi a substituição dos questionários tradicionais em papel e o aprimoramento da experiência do usuário, tornando-a mais dinâmica e agradável. Buscou-se integrar a utilização de tecnologias e de meios digitais a fim de suprir as deficiências das análises convencionais, variando os métodos de avaliação. A partir de conceitos de UI e UX Design buscou-se dispor de recursos gráficos e interativos que geram maior interesse do usuário e respostas mais concisas e fieis à realidade, minimizando problemas convencionais à APO e atingindo uma maior eficiência dos resultados das avaliações. Juntamente com os artefatos que compõem o sistema, foi desenvolvida uma base de dados para manter os registros de diversas APOs. Cada APO registrada na base contém um conjunto de técnicas, baseadas em questionários, que podem ser respondidas por um conjunto de usuários moradores. A proposta deste trabalho é que as APOs fossem respondidas utilizando-se dispositivos móveis. Assim, para cada APO respondida, as respostas são enviadas para a base de dados principal, que viabiliza a geração de relatórios.

A estrutura computacional do Sistema APO Digital foi construído em duas etapas: 
Backend – O backend foi desenvolvido com Django e utiliza PostgreSQL como banco de dados. Ele gerencia a lógica de negócio, autenticação, e fornece uma API RESTful para o frontend e os aplicativos.
Frontend Sistema APO (Portal Administrativo) – O portal administrativo foi criado com Vue.js, permitindo a gestão de avaliações, questões e usuários. Ele oferece uma interface responsiva e intuitiva para os administradores.
Aplicativos PWA Os aplicativos “Meu Apê” e “Como Você Mora?” Foram desenvolvidos como Progressive Web Apps (PWA) em Vue.js. Eles coletam dados dos usuários e se comunicam com o backend para armazenar as respostas.

O sistema é formado por seis programas de computador denominados:
APO WEB: aplicação Web destinada a permitir a criação e o gerenciamento de questionários de avaliação pós-ocupação e o processamento de consultas e visualização de resultados (gráficos e planilhas). Produto em desenvolvimento (pesquisa em desenvolvimento). 

COMO VOCÊ MORA: aplicativo WEB, que implementa uma APO ampliada para casas e apartamentos. Busca apreender os múltiplos significados do “morar” em todas as suas escalas: física, comportamental e ambiental . acesse nosso webApp: https://cvm-facom.vercel.app/

MEU APÊ: aplicativo, para dispositivos móveis, que implementa uma APO específica relacionada a forma de morar em apartamentos. Trata de avaliação pós-ocupação funcional, comportamental e ambiental em apartamentos através do desenho e utilização de interfaces digitais. Pesquisa financiada pelo CNPq, FAPEMIG e UFU. acesse nosso webApp: https://meu-ape-v2.vercel.app/

RES APO: Trata-se de Avaliação Pós-Ocupação (APO) da resiliência e adaptabilidade em conjunto habitacionais sociais. Análise centra-se no ambiente construído, agentes e usuários.

APO IMPACTO: Trata-se de um instrumento de Avaliação Pós-Ocupação (APO), um questionário focado em verificar o grau de incômodo ocasionado pelos efeitos dos impactos em conjuntos habitacionais sociais, cuja análise centra-se nos usuários e no ambiente construído, especialmente nas unidades habitacionais.