[INOVAÇÃO TECNOLÓGICA] [TECNOLOGY INNOVATION]

O grupo [MORA] tem dedicado boa parte de suas pesquisas e atividades acadêmicas pautada na inovação tecnológica através do desenvolvimento de instrumentos de avaliação pós-ocupação do ambiente cosntruído tecnologicamente avançados. Em parceria com a Faculdade de Computação (FACOM/UFU), tem dedicado várias pesquisas para a construção de ferramentas mais avançadas e mais eficientes de APO, notadamente para habitações. Tal atuação resultou, nos últimos anos, em vários projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento brasileiros como CNPq, FAPEMIG e IPEA (ver projetos de pesquisa). Tais pesquisas objetivaram o desenvolvimento de um sistema computacional para a construção e o gerenciamento de APOs (Sistema APO Digital) e a aplicação das mesmas utilizando-se interfaces gráficas confeccionadas para uso em dispositivos móveis.

[SISTEMA APO DIGITAL]

O Sistema APO Digital foi projetado para propiciar a construção de questionários com perguntas relativas às características socioeconômicas do morador, aspectos gerais da habitação, aspectos ambientais, entre outros. O intuito inicial foi a substituição dos questionários tradicionais em papel e o aprimoramento da experiência do usuário, tornando-a mais dinâmica e agradável. Buscou-se integrar a utilização de softwares e de meios digitais a fim de suprir as deficiências das análises convencionais, variando os métodos de avaliação. Ademais, minimizando esses problemas pode-se ter maior eficiência dos resultados da avaliação e dispor de recursos gráficos e interativos que geram maior interesse do usuário e respostas mais concisas e fiéis a realidade. Juntamente com os programas que compõem o sistema, foi desenvolvida uma base de dados para manter os registros de diversas APOs. Cada APO registrada na base contém um conjunto de técnicas, normalmente baseadas em questionários, e podem ser respondidas por um conjunto de usuários moradores. A proposta deste trabalho é que as APOs fossem respondidas utilizando-se dispositivos móveis. Assim, para cada APO respondida, as respostas são enviadas para a base de dados principal, que viabiliza a geração de relatórios e gráficos analíticos e visuais.

O Sistema APO Digital foi construído incorporando-se um conjunto de três programas de computador:

1. A aplicação APO Digital Web, projetada em estrutura cliente-servidor, desenvolvida em linguagem Java e executada em plataforma web sendo acessível por qualquer navegador (Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer). A APO Digital Web permite a criação de novas APOs e o gerenciamento de APOs já realizadas, além do processamento de consultas. Esse ambiente encontra-se em fase de testes

2. Dois aplicativos desenvolvidos em linguagem Lua a partir do framework Corona SDK, executados em plataforma Android, com interface gráfica e interativa para a apresentação e coleta de dados de APOs específicas:

[MEU APÊ]: refere-se à uma APO própria para o estudo da forma de morar em edifícios de apartamentos.
[COMO VOCÊ MORA?]: refere-se à uma APO ampliada para diferentes tipos de moradia, especificamente casas e edifícios de apartamentos.

 

Anúncios