[IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA HABITAÇÃO]

A pandemia de COVID-19 impôs a todos novas condições de moradia, diminuindo o contato social e, em muitos casos, aumentando o tempo de permanência em casa. O grupo [MORA] Pesquisa em Habitação, está interessado em investigar quais são os impactos da pandemia na habitação e nos modos de morar. Para isso preparamos um questionário que analisa sua moradia em dois cenários: antes e durante a pandemia, com perguntas sobre informações gerais e temas específicos. Com os resultados pretendemos alimentar reflexões sobre o assunto e propor diretrizes projetuais a fim de ampliar a resiliência do habitar em contextos de situação de riscos. [consulta finalizada]

Acesse o link e participe! http://tiny.cc/questionariomoracovid

post-mora-1

Relatório Final – Workshop “Impacto da Covid-19 na habitação”

O documento foi produzido pelos alunos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como produto da disciplina “PPGAU 21-Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo – Workshop Impactos da Covid-19 na Habitação”, ministrada no segundo semestre de 2020. A disciplina coordenada pelas professoras Dra. Simone B. Villa e Dra. Gabriela P. Carneiro, teve a duração de 60h/aula e foi dividida em dois momentos.

O primeiro, compreendeu a realização de um workshop organizado pelo grupo de Pesquisa em Habitação [MORA] da Universidade Federal de Uberlândia, descrito com detalhes neste documento, como parte da disciplina referida acima, aberta a alunos de graduação e pós graduação, constituindo-se como atividade de extensão para alunos da graduação. O segundo momento envolveu os alunos de pós graduação e teve a participação de alunos da graduação participantes do Workshop, para a sistematização da atividade, desenvolvimento deste relatório e reflexão sobre os resultados alcançados.

A iniciativa reuniu de forma remota, ao longo de duas semanas, alunos da graduação e pós-graduação em arquitetura de diferentes instituições. Tivemos a participação de alunos da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Universidade Federal do Piauí-UFPI e UNIESSA-Uberlândia. As atividades propostas tiveram como intuito propor alternativas projetuais para habitação, a partir de pesquisas e reflexões sobre a forma como a atual pandemia causada pelo SARS-CoV-2 (vírus da Covid-19) tem afetado o cotidiano das pessoas e sua relação com o espaço interno de suas casas.  Além do tema tratado, o workshop explorou possibilidades de projeto e colaboração remota a partir da proposição de atividades semi-estruturadas com o suporte de aplicações digitais para a viabilização das trocas. Desta forma, este documento foi criado com o intuito de registrar o processo e os resultados alcançados, para divulgar e fornecer informações para futuros trabalhos, estudos e proposições sobre as questões abordadas.

Site do workshop: https://sites.google.com/view/workshopcovid

%d blogueiros gostam disto: