LIVRO “QUESTÕES SOBRE O HABITAR” [2011-2012]

[SISTEMATIZAÇÃO E MONTAGEM DE LIVRO DIDÁTICO: QUESTÕES SOBRE O HABITAR]

[Institutos] Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) – Universidade Federal de Uberlândia
[Período] 2011 a 2012
[Financiamentos] PROGRAD/DIREN/UFU Nº 06/2010 03/2011 a 02/2012
[Resumo] Esta pesquisa trata da sistematização, organização e montagem gráfica de livro didático intitulado “Questões sobre o Habitar”. A produção do livro visa discutir reunir de forma sistematizada e gráfica questões metodológicas e resultados formais sobre o habitar discutidos na disciplina APT 61 – Ateliê de Habitação Social da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD/UFU). Tem como objetivos específicos: (i) pesquisar e analisar referências projetuais de experiências arquitetônicas de baixo custo, no âmbito nacional e internacional, de habitações pluri e unifamiliares focando aspectos como sustentabilidade, uso de materiais alternativos e não convencionais e flexibilidade; (ii) complementar e renovar de banco de dados de referências da disciplina da graduação APT 61 D – ATELIER DE HABITAÇÃO SOCIAL da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, contribuindo para a melhoria da qualidade do curso com ênfase nas atividades de ensino articuladas e integradas com ações de pesquisa; (iii) estimular a interdisciplinaridade e a integração de atividades de ensino e pesquisa nos processos de formação dos alunos do curso de graduação da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design;
Quando nos referimos à habitação de interesse social, a necessidade de revisão dos modelos propostos é relevante. Além da ausência da qualidade tecnológica e construtiva que vislumbramos nos conjuntos habitacionais espalhados por todo o Brasil, salvo raras exceções, percebemos a baixíssima qualidade espacial dos espaços ofertados. A grande maioria destes empreendimentos tem oferecido habitações que tem se referenciado a tipologias que vão do modelo da habitação burguesa européia do século 19, caracterizado pela tripartição dos espaços sociais, íntimos e de serviços, ao arquétipo moderno da “habitação-para-todos”. Por esta democratização dos modelos assistimos a uma redução arbitrária das características gerais, resultando em espaços exageradamente diminuídos e sem alguma relação com o modo de vida de seus moradores. Freqüentemente as discussões e pesquisas sobre habitação social se centram nos temas como políticas públicas, técnicas e métodos construtivos, materiais alternativos que visam melhorias no conforto geral dos usuários, e outros temas afins. Entretanto, o desenho destas habitações permanece praticamente o mesmo há décadas, apenas com variações de cunho construtivo alternativos, sem que, contudo, a função e a articulação dos espaços de habitar sejam sequer questionadas.
A proposta de pesquisa visa à sistematização, organização e montagem gráfica de livro didático intitulado “Questões sobre o Habitar”. A produção do livro visa discutir reunir de forma sistematizada e gráfica questões metodológicas e resultados formais sobre o habitar discutidos na disciplina APT 61 – Ateliê de Habitação Social da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD/UFU). Trata também da pesquisa e análise de referências projetuais de experiências arquitetônicas de baixo custo, no âmbito nacional e internacional, de habitações pluri e unifamiliares destacando suas metodologias. Paralelamente este levantamento visa a complementação e renovação de banco de dados de referências da disciplina da graduação APT 61 D – ATELIER DE HABITAÇÃO SOCIAL da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, contribuindo para a melhoria da qualidade do curso com ênfase nas atividades de ensino articuladas e integradas com ações de pesquisa.
[Docentes]
Profª Drª Simone Barbosa Villa – orientadora
[Discentes]
Jéssica Cristina Teixeira – Graduanda FAUeD/UFU
Michelle Cristina de Pádua Pedrosa – Graduanda FAUeD/UFU
Anúncios