MORA 2 [2013-2015]

MORA [2] – Proposta de inovação tecnológica e adensamento para habitação de interesse social sob a ótica da flexibilidade espacial.

[Institutos] Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD)
[Período] 2013 a 2015
[Financiamentos] PIBIT/CNPq Nº 03/ 2013PROGRAD/DIREN Nº 01/2013PIBITI/CNPq] Edital Nº 03/2014 – 01/08/2014 a 31/07/2015
[Resumo]
Esta pesquisa refere-se à continuidade do projeto de pesquisa intitulado MORA [1] elaboração, construção e verificação de unidade habitacional de baixo custo sob a ótica da flexibilidade 1. Trata-se da elaboração de proposta projetual de unidade habitacional destinada à famílias com renda entre 0 a 3 salários mínimos, cujo conceito principal é o da inovação tecnológica a partir da flexibilidade no seu sentido mais amplo: espacial – funcional, dos elementos constitutivos, da sustentabilidade dos materiais e dos sistemas. Destaca-se, nesta pesquisa, a relevância da avaliação pós-ocupação como norteadora de todo o processo de elaboração de projeto no sentido de atender de forma mais intensa e completa às demandas dos usuários moradores.

A metodologia de trabalho foi baseada nas seguintes abordagens: (i) estruturar o desenvolvimento do projeto arquitetônico nos aspectos: forma, função, materialidade, sustentabilidade e mobiliário; (ii) sistematizar as informações coletadas em etapas anteriores; (iii) pesquisar materiais e tecnologias adequadas às soluções conceituais propostas; (iv) discutir sobre o processo de projeto, suas etapas e conteúdos, inserindo a APO como uma metodologia continua e ininterrupta de informações; (v) inserir no processo projetual o uso contínuo de modelos tridimensionais; (vi) inserir no processo projetual a participação de possíveis usuários; (vii) coletar dados e informações sobre experiências de HIS em construção e ou construídas em outras cidades.

Os resultados desta pesquisa visam contribuir para a discussão atual sobre a produção de moradias de habitação de interesse social de qualidade num momento oportuno, já que o governo federal, com o intuito de diminuir o déficit habitacional brasileiro, tem disposto o programa MINHA CASA, MINHA VIDA. Desta forma, objetiva-se a previsão de disponibilização dos resultados tanto para a sociedade, por meio de divulgação das soluções propostas, quanto para gestores de políticas públicas.
[Docentes]
Profª Drª Simone Barbosa Villa- coordenador
Profª Ms. Juliano Cecílio Oliveira – orientador
Profª Mª Rita de Cássia Pereira Saramago – orientadora
[Discentes]
Paula Barcelos Vasconcelos  – Graduando FAUeD/UFU
Gabriela de Oliveira Bertuluci – Graduando FAUeD/UFU
Hugo Moreira Neves – Graduando FAUeD/UFU
Geovanna Moreira de Araújo – Graduando FAUeD/UFU
Talita Rodrigues Pereira –  mestranda PPGAU-FAUeD

Anúncios