[APO COHAGRA] Avaliação Pós-Ocupação em Habitação de Interesse Social (APOHIS): procedimentos metodológicos inovadores e aplicação de piloto dando subsídios à revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Uberaba/MG .
[Instituto] Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) – Universidade Federal de Uberlândia
[Periodo] 2025
[Financiamentos]COHAGRA – Cia. Habitacional do Vale do Rio Grande, Uberaba; UFU ; Ministério Público do Estado de Minas Gerais – 1ª Promotoria de Justiça de Uberaba (MPMG) ; FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA (FUNEPU)
[Parceria] MORA/FAUeD/UFU + COHAGRA
[Resumo] Projeto de estímulo a inovação tecnológica com o objetivo de desenvolver instrumentos inovadores (KIT APOHIS) para o diagnóstico e levantamento de informações centradas nos usuários (moradores) de Habitações Sociais (HIS/PMCMV-1) de Uberaba baseados na Avaliação Pós-Ocupação (APO). Os instrumentos serão aplicados e testados em piloto no município e oferecerão subsídios em termos de APO/HIS para a revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). A proposta tem caráter inovadora pois pretende desenvolver o produto denominado “KIT APOHIS” com bases tecnológicas digitais visando o desenvolvimento sustentável. A partir da aplicação da APOHIS, objetiva-se também o engajamento social dos moradores identificando suas necessidades e tornando-os mais ativos junto a municipalidade e a capacitação técnica de equipe local visando sua contínua avaliação, bem como atuação em futuras revisões do PLHIS. O projeto se estrutura em: (i) Breve diagnóstico da qualidade da produção de HIS; (ii) Desenvolvimento de instrumentos inovadores de APO para HIS; (iii) Aplicação de metodologia de APO/HIS em piloto na cidade visando o treinamento de equipe e sua disseminação. O projeto lançará mão de metodologia inovadora vinculada à APO, Teoria das Práticas e Coprodução reunindo pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação em uma ação de formação ético-cidadã e também de legado ao município. O projeto se desenvolverá por meio de dinâmicas junto aos moradores em piloto, cursos e workshops de capacitação, junto aos técnicos da Prefeitura Municipal de Uberaba e da Cia. Habitacional do Vale do Rio Grande. Produzirá ao final o relatório de diagnóstico da qualidade de HIS em Uberaba e manual de aplicação da APOHIS. Espera-se que ao capacitar a equipe local e os cidadãos se crie uma cultura local de acompanhamento constante da qualidade de HIS a partir de APO. A proposta tem caráter de inovação pois apresenta a introdução de novidade e aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social da COHAGRA que resulte em novos produtos e processos obtidos pelos instrumentos de APOHIS, compreendendo a agregação de novas funcionalidades a processos já existente, resultando em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.
[Palavras-chave] Avaliação Pós-Ocupação; Coprodução; Teoria das Práticas; Plano Local de Habitação de Interesse Social; Engajamento; Capacitação técnica e comunitária.
[Docentes]
Coordenador: Profª Drª Simone Barbosa Villa– PPGAU-FAUeD/UFU
Prof. Dr. Fernando Garrefa – PPGAU-FAUeD-UFU
[Discentes]
Lucianne Casasanta Garcia – pós-doutoranda PPGAU-FAUeD
Pamela de Almeida Rodrigues – doutoranda PPGAU/FAUeD/UFU
Aline de Almeida Lima- Mestranda PPGAU/UFU
Fernanda Pinheiro Gonçalves – Graduanda FAU/FAUED/UFU
Giovanna Sorbara – Graduanda FAU/FAUED/UFU